domingo, 14 de outubro de 2007

"Edifícios verdes"

Edifícios verdes são ecológicos e econômicos !
O mercado imobiliário brasileiro começa a atentar para um novo conceito de imóvel, não simplesmente pela preocupação ecológica, mas também pelos diferenciais econômicos. São os chamados ´edifícios verdes´.Os prédios que contam com características sustentáveis oferecem custos condominiais inferiores — até 30% de economia — através de medidas exigidas pela United States Green Building Council (USGBC).O reuso de água, reaproveitamento de energia, reciclagem e coleta seletiva do lixo e utilização de madeira certificada, estão entre as exigências do carimbo de qualidade LEED.
Notícia retirada do Diario do Nordeste 09/08/2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Trabalho - Coordenação Modular

O trabalho de PCE II sobre Coordenação Modular consiste no seguinte:
1) cada equipe já formada, tomará o projeo de planta baixa do apartamento tipo da obra visitada;
2) Em cima da planta baixa do apartamento far-se-á a modulação da alvenaria utilizando um espaço modular de 15 cm, referente ao bloco modular de 14 cm x 19 cm x 29 cm utilizado para alvenaria estrutural utilizado em Fortaleza. Existe ainda outros componentes desta família de bloco: o meio bloco (14 cm x 19 cm x 14 cm) e o bloco e meio (14 cm x 19 cm x 44 cm);
3) Deverá ser feito uma adequação do projeto original para que aconteça a modulação. Algumas dimensões poderão sofrer mudanças;
4) Plantas que deverão ser apresentadas:
a) planta de primeira e segunda fiada;
b) paginação da alvenaria (escolher a parede maior em comprimento)

O TRABALHO DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ O DIA 29 DE OUTUBRO

OUTRAS INFORMAÇÕES SERÃO IMPLEMENTADAS NO BLOG

domingo, 7 de outubro de 2007

WEC - Congresso Mundial de Engenheiros

Pela primeira vez no continente americano, a terceira edição do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC – World Engineers` Convention) pretende reunir mais de cinco mil engenheiros de todo o mundo na capital brasileira, Brasília, entre 2 e 6 de dezembro de 2008.
Mais informações : http://www.wec2008.org.br

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Aviso

Não haverá aula da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios durante a Semana de Tecnologia - UFC ( dias : 03, 04 e 05 de outubro ).

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

II Semana de Tecnologia - UFC

Venha participar da II Semana de Tecnologia da UFC , nos dias 03 , 04 e 05 de outubro de 2007 , e aproveite este momento de trocas de conhecimentos com profissionais das mais diversas áreas tecnológicas . As inscrões podem ser feitas no C.A da Engenharia Civil .
Mais informações no site : www.semanadetecnologia.ufc.br