terça-feira, 22 de maio de 2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL

DISCIPLINA: PCE I DATA: 22/05/2007

PROF: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI

ENTREGA DIA 28 DE MAIO DE 2007

EXERCÍCIO SOBRE ESCOLHA DE TIPOLOGIAS ESTRUTURAIS PARA EDIFÍCIOS

1. Analisando o orçamento de uma obra de um Centro Comercial de 40.000 m2, executado em estrutura pré-moldada de concreto protendido, observou que o custo por m3 dessa estrutura é muito superior ao custo do concreto armado convencional, que a empresa aplica na maioria das suas obras. Seria interessante sugerir a mudança de tipologia para diminuir o custo da obra? Explique.

2. Nas fases iniciais do planejamento da execução de um edifício residencial em estrutura convencional em concreto armado, vedações em alvenaria e revestimentos argamassados; sua empresa recebeu uma proposta comercialmente vantajosa, para utilizar uma estrutura metálica. Que outros cuidados ou parâmetros devem ser também analisados para avaliar a proposta feita?

3. A empresa em que você trabalha está pensando em utilizar a alvenaria estrutural em um de seus edifícios habitacionais de múltiplos pavimentos, pois foi convencida de que o processo possui diversas vantagens.Que características gerais devem ter o edifício e seu processo de produção para que essas vantagens se verifiquem?

Um comentário:

Ingryd M disse...

Tem a resposta deste questionário?